As vantagens de comprar um imóvel na planta
18/08/2017

O sonho da casa ou apartamento próprio é comum a muitos brasileiros. Após muita luta e suor, conseguindo reunir os recursos necessários para transformá-lo em realidade, uma das grandes dúvidas é: “devo comprar um imóvel na planta ou opto por um que já esteja pronto?”. A resposta pode variar bastante de caso para caso, por isso, para ajudá-los a descobrir o que é melhor para você, separamos as principais vantagens de comprar o apartamento na planta.

Valorização

Quando receber as chaves do seu novo apartamento, ele terá um valor de mercado muito acima do pago por você no ato da compra. Estima-se que em média esse tipo de imóvel tenha uma valorização de 20 a 30%, podendo chegar mesmo a 50%, caso possua localização privilegiada e condomínio com regalias, como duas vagas na garagem, segurança 24h, área gourmet e serviços.

Essa valorização faz com que muitos investidores apostem nessa modalidade para conseguirem excelentes ganhos, comprando imóveis na planta e revendendo-os quando recebem a chave. Isso garante a eles uma margem de lucro bem acima da maioria das modalidades de investimento, já que nos índices de valorização apresentados foi descontada a correção financeira.

Tempo para preparar a mudança

A compra de um apartamento na planta é um investimento em longo prazo, tendo uma janela relativamente grande entre o pagamento da entrada e o recebimento das chaves. Tempo que pode ser aproveitado para a preparação para a mudança. Com isso, fica mais fácil esperar por boas oportunidades de compra de móveis e negociar com os fornecedores de matérias de construção.

O tempo que leva entre o primeiro pagamento e se mudar efetivamente para o novo apartamento, é essencial para casais que pretender realizar a mudança depois do casamento, pois poderão planejar tudo com calma.

Melhores condições de pagamento

Para adquirir esse tipo de imóvel, é preciso desembolsar uma entrada com 30% do valor do apartamento. No entanto, diferente do que acontece com empreendimentos prontos, essa quantia pode ser dividida pelo período que irá levar para receber a chave. Dessa forma, o financiamento não irá pesar tanto no orçamento.

Quem já possui uma reserva financeira, pode aproveitar para pagar parcelas maiores enquanto espera, diminuindo a quantidades de parcelas necessárias para quitar o imóvel e amortizar a correção incidente nestas parcelas.

Infraestrutura adequada

Um apartamento comprado na planta tem toda a sua rede hidráulica e elétrica nova e adaptada às principais demandas da vida moderna. Por exemplo, o imóvel suportará um número maior de aparelhos ligados ao mesmo tempo, sem apresentar qualquer perigo de sobrecarregar sua rede elétrica. O número de tomadas também irá aumentar consideravelmente, evitando a necessidade de várias extensões pela casa.

Outra vantagem de adquirir esse tipo de empreendimento é evitar gastos com reformas imediatas para se mudar, já que, na maioria das vezes, é possível escolher como será o acabamento do imóvel.

O que observar antes de comprar um imóvel na planta

Existem muitas vantagens para adquirir o seu apartamento dessa forma, no entanto, nem tudo são flores nesse ramo. Atrasos na obra, precariedade da estrutura entregue, baixa valorização ou até mesmo desvalorização e o pior de tudo, nunca receber as chaves do seu novo lar.

No entanto, é possível se livrar de todos esses problemas de forma fácil e eficiente. Basta contar sempre com uma construtora cuja história garante a confiabilidade de que cumprirá com todas as promessas feitas aos seus clientes. Nesse sentido, a Construtora ACSilva é imbatível! A empresa possui uma experiência de mais de 15 anos de mercado, credibilidade e diversos projetos imobiliários finalizados com sucesso.