Lavanderia Organizada
16/10/2017
 

 

A lavanderia é sem dúvidas o mais esquecido cômodo da casa, por se tratar de um ambiente pequeno, onde dificilmente recebemos visitas, e onde menos pretendemos passar o tempo livre em casa.

No entanto, é um também um ambiente fundamental para a organização e limpeza da casa, portanto deve ser prático, funcional e organizada. Pensando nisso separamos algumas dicas simples neste post de como manter este espaço bem organizado!

 

1. Faça uma lista de tudo o que você precisa ter na sua lavanderia

Antes de efetivamente começar a pensar na organização e na otimização do espaço na lavanderia, faça uma lista de tudo o que você precisa ter ali.

 

Exemplo:

  • Aspirador de pó
  • Baldes
  • Vassouras
  • Rodos
  • Pás
  • Produtos de limpeza
  • Sacos de lixo
  • Panos de limpeza
  • Cestos de roupas sujas
  • Tábua de passar
  • Ferro
  • Varal (vertical ou horizontal)
  • Pregadores

 

Com esta lista em mãos, é hora de começar a comprar o que falta na lista, ou já planejar a organização da lavanderia!

 

2. Planejando espaço

Para ter um ambiente organizado o ideal é otimizar muito bem o espaço da sua lavanderia com móveis que  se encaixem nos espaços que sobraram. Exemplo, um armário embaixo do tanque, ou sobre o tanque, um varal de teto, um armário sobre a máquina de lavar roupas, em cima da janela...este é o segredo!

Outra dica muito legal é instalar ganchos nas paredes ou dentro dos armários para pendurar as vassouras, os rodos, a pazinha, etc...

 

3. Separando os produtos por categoria

Uma maneira simples e eficaz de colocar ordem na lavanderia é separar todos os produtos de limpeza e guarda-los por categoria. Organize-os por tipo de utilização, por exemplo: produtos para lavagem de roupas, produtos para limpeza da casa, desinfetantes e desengordurantes e etc. Se a sua lavanderia não é planejada e você não tem armários ou prateleiras suspensas para organizar os produtos de limpeza, considere instalar algumas ou use cestos que podem ser fixados na parede.

É imprescindível manter os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais de estimação para evitar possíveis acidentes.

 

4. Etiquetas

Mesmo que você saiba exatamente onde vai cada coisa, pode não acontecer para os outros moradores da casa. Crie etiquetas para os cestos e para os produtos, assim fica mais fácil para os outros te ajudarem.

 

5.Cestos

Tenha um conjunto de cestos de roupas sujas que possam ser levados e trazidos para a lavanderia. Você pode separar as roupas por tipo ou cor para facilitar na hora da lavagem. Um cesto de roupas sujas pode ficar no banheiro e ser trazido para a lavanderia para que as roupas sejam lavadas. Um outro pode ser usado para levar as roupas limpas, já dobradas, para o guarda-roupa, e vice-versa.

 

6. Jogue fora

Não tem nada que bagunça mais o ambiente do que as embalagens vazias ocupando espaço que não precisa. Assim que acabar, jogue fora. Se tiver no finalzinho, tente colocar o pouquinho na caixa nova e economize espaço no armário. Melhor coisa!!

 

7. Invista em uma Lava e seca

Se a sua lavanderia é de apartamento e realmente pequena, invista em uma lava e seca, que faz o serviço de lavadora e de secadora ao mesmo tempo.

Esta máquina vai te poupar o espaço de secar grandes quantidades de roupas no varal de teto e chão ao mesmo tempo, e em dias de pouco sol (quem mora em apartamento sabe do que estamos falando) é realmente uma mão na roda ter a opção de secagem.

 

Bom, essas são as nossas dicas para você. Agora é por a mão na massa e deixar este ambiente com a sua cara!